Projeto
aprendizagem: Leitura e escrita na
Educação de Jovens e adultos.
Área de conhecimento:
lnterdisciplinar
Duração:20 dias Ano: 2012
Turma: Estágio IV
Professora: Ana Paixão
da Cruz e Dalva das Neves;
Giselda Gomes e Rosangela Amorim.
Empreendimento: Mural
Informativo
PROJETO
Trata-se
de uma escola de caráter público, com alunos de classe baixa. A turma é
composta por números de alunos que variam de (15) quinze a (18) dezoito, o que
dificulta a professora, desenvolver um trabalho mais direcionado aos alunos que
apresentam maiores dificuldades. Sendo assim, percebemos que grandes números
dos jovens e adultos possuem grau de dificuldade bastante acentuado na
alfabetização. Com aqueles que serão chamados para o projeto, serão trabalhadas
atividades que exploram as dificuldades ma leitura, na escrita e na oralidade
para o português, as quais segundo a professora são os maiores problemas
apresentados.
1.
OBJETIVO GERAL:
Desenvolver nos educandos hábitos da leitura e da escrita para que
possa compreender que fazendo com que o mesmo perceba que escrever não depende
de dom de palavras.
2.
JUSTIFICATIVA:
O
projeto propõe integrar o aluno a sociedade através da escrita e leitura,
buscando alternativas para trabalhar com os mesmos, de forma que sejam capazes
de aprender.
A
escolha do assunto deu-se baseado nas dificuldades entrada nas atividades
realizadas pela professora regente na escrita e leitura com os alunos adultos,
que corresponde às series iniciais. Apresentando algumas sugestões de
atividades que serão desenvolvidas no
decorrer das aulas como: alfabeto móvel, parlendas, trava língua, jogos de
memória com escrita/desenho entre outros.
3. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
3.1-CONCEITUAIS
- Estimular a prática pela leitura e escrita através de parlendas, travas línguas e alfabeto móvel;
- Explicar a importância da leitura para fortalecimento da cidadania;
- Identificar estratégias utilizadas, a fim de desenvolver nos alunos o hábito de ler;.
- Analisar as informações contidas nos rótulos.
3.2-PROCEDIMENTAIS
- Coletar informações sobre o ambiente que o aluno vive;
- Trabalhar o alfabeto de forma Individual;
- Discutir as formas de escrita. (bastão e cursiva)
3.3-ATITUDINAIS
- Dar se conta do prazer pela leitura através de diversas fontes bibliográficas;
- Perceber a necessidade de adquirir o conhecimento da escrita e leitura;
- Dar se conta da leitura e escrita, respeitando as possibilidades e limites de cada aluno;
- Desenvolver o senso crítico e a criatividade.
4.
METODOLOGIA:
- Rodas de Leitura (modalidades e/ou suportes textuais diversificados: jornais, revistas, bulas, livros adequados ao público adulto, livros de poesia, mensagens, livros ou revistas de receitas, revistas em quadrinhos).
- Leitura feita pelo professor.
- Leitura compartilhada.
- Hora da notícia: leitura de jornal. (Confecção de jornal-mural semanal)
- Atividades xerocadas do alfabeto.
- Atividades de escrita.
5.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será realizada a partir da
observação, do interesse, participação e exposição dos trabalhos realizados
pelos alunos.
6.
SITUAÇÃO COMUNICATIVA:
Alunos,
comunidade escolar, comunidade em geral.
7.
MATERIAS QUE SERÃO UTILIZADOS:
Livros, revistas, lápis, cola, papel
metro, tesoura, pincel, tinta, régua, cartolina, papel de oficio e etc.
8.
DESENVOLVIMENTO DO PROJETO:
- Roda para conversar sobre a importância da leitura e da escrita para nossa vida.
- Coleção do Ziraldo;
- Seleção de rótulos de produtos para leitura, trava língua e parlendas;
- Elaborar cartazes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário