INTRODUÇÃO
O estágio de docência em Anos Iniciais foi
realizado em uma escola pública na cidade de Salvador-Ba. Foi realizado em
dupla, pelas acadêmicas: Ana Paixão da Cruz e Dalva das Neves. Acompanhou-me no
estágio, a professora regente do Estágio IV da Educação de Jovens e Adultos,
tendo sua formação no curso: Pedagogia.
O Estágio na Educação dos Anos Iniciais
Supervisionado é uma exigência da Lei de Diretrizes e Bases da Educação
Nacional (nº. 9394/96). O estágio é de fundamental importância, necessário para
a formação profissional, com fins de aproxima a teoria com a vivencia em sala
de aula, ajustar experiências anteriores com as atuais, às exigida no mercado
de trabalho estabelecendo assim um elo entre a teoria e a prática.
O presente trabalho tem por objetivo relatar as
atividades desenvolvidas durante o Estágio Supervisionado do curso de Pedagogia
– Faculdade Montessoriano de Salvador, 8º semestre, da disciplina Estágio
Curricular Supervisionado dos Anos Iniciais, Ministrada pela Professora Marta
Alencar, como cumprimento da exigência da Lei. O estágio foi realizado na
Escola Municipal..., no período de 09 de abril a 16 de maio de 2012. A
realização deste estágio está subdividido em dois momentos: observação (20
horas), pratica do projeto (80 horas), totalizando as 100 horas
obrigatórias.
Este tender fortalecer a relação de estagiárias de
ensino, baseado no princípio metodológico de que o desenvolvimento das
competências profissionais implica em utilizar conhecimentos adquiridos, quer
na vida acadêmica quer na vida profissional e pessoal, este se constitui em
importante instrumento de conhecimento, de integração do aluno com a realidade
local, social, econômica e do trabalho área profissional.
Portanto,
um passo de cada vez e acreditando sempre que a educação é à base do
conhecimento e para um mundo menos desigual, partindo dessa premissa que a
educação deve em sua totalidade, informar, construir, analisar, contribuir,
resolver, criticar e educar, pois só se é possível ensinar a partir da teoria e
as articulações com a prática, provar, participar, elaborar, cumprir, avaliar,
errar, acertar, ensinar, aprender, com prazer, estes compõe a pratica docentes.
Dessa
forma podemos preparar os alunos para uma melhor aprendizagem, que no futuro
bem próximo possam reconhecê-la, este será fruto do trabalho humano, como tal, está
sujeito a erros, acertos, modificações e evolução do tempo, em função do uso
que se faz dela, sendo mais participativo, critico tanto na escola como na
sociedade, transmitindo o real significado do que esta aprendendo.
OBJETIVOS DO ESTÁGIO
· Acompanhar
e refletir sobre aspectos e/ou concepções presentes no cotidiano educacional em
todas as suas dimensões.
· Observar
e exercer as competências exigidas na prática profissional relativas ao
contexto da Educação de Jovens e Adultos.
· Exercer
a docência e outras atividades do Projeto Pedagógico em instituições campos de
estágio.
· Colocar
os estudantes em contato com a situações reais de trabalho, através do
desenvolvimento de atividades relacionadas a sua área profissional.
· Integrar
equipe e alunos da Faculdade Montessoriano á proposta de estágio da
instituição, permitindo-lhes atuar como Pedagogos, para que possam mediar as
ações que se desenvolvem na Escola, e no contexto da sala.
1.0 CARACTERIZAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO E TURMA
1.1 INSTITUIÇÃO
HISTÓRICO
DA ESCOLA
A Escola
Municipal União Caridade e Abrigo localizada
na Rua Heitor Dias nº02 no bairro da Boca do Rio, tem como finalidade o
ensino voltado para a Educação Infantil, Ensino Fundamental I e SEJA. Tendo
como entidade fundadora, Loja Maçônica União Caridade e Abrigo dois.
Criada a quarenta e sete anos e
municipalizada a vinte sete anos, ela atender a necessidade da comunidade da
Boca do Rio e arredores. A escola oferece um ensino infantil que vai do grupo
três até o 3º ano do ensino fundamental, nos turno matutino e vespertino, e no
ano de 2001 foi implantado o turno noturno, oferecendo o programa de educação
básica para jovens e adultos nos níveis I e II.
A escola
estar situada num bairro bastante populoso, da Boca do Rio, atendendo a
clientela de classe popular, que na sua maioria e constituída por filhos de
operários da construção civil, vendedores ambulantes, lavadeiras, empregadas
domesticas, pais desempregados. Uma clientela um tanto quanto carente que
deposita na escola suas expectativas de um futuro melhor, tanto do ponto de
vista pessoal, bem como, social, cultural e econômica.
A Escola
Municipal União Caridade e Abrigo seguem diretrizes, perspectivas e
pressupostos orientados pela Secretária Municipal de Educação e Cultura (SMEC),
fazendo opção pelas contribuições das correntes Históricas – criticas de
educação e pelos fundamentos do construtivismo para alicerçar o trabalho
pedagógico,buscando-se fundamentação nas descobertas cientificas da
Epistemologia Genética para entender como o sujeito aprende,como se processa a
aquisição de códigos de representação e de comunicação que ajudam a operar
sobre o mundo,através da aprendizagem da língua,da matemática,da representação
espacial,temporal e gráfica e na leitura de imagens,além da formação do sentido
moral e da competência emocional para lidar de forma autônoma com os dados do
mundo real.
1.2 ESTRUTURA FISICA DA ESCOLA
A escola é de pequeno porte e possui em seu espaço
fisico, uma area externa descoberta, quatro salas de aula, uma cantina, uma
secretaria com banheiro para os professores, dois banheiros, na area junto a
cantina, para utilização dos educandos.
Quanto aos recursos materiais eequipamentos,
existem duas televisões, aparelhos de DVD, computadores, Impressora, armarios
nos quais se armazenam os materiais didaticos, paradidáticos, de limpeza e
higiene.
Em relação aos recursos humanos que compoem a
instituiçao, uma diretora, uma coordenadora, três professoras, uma cozinheira e
auxiliar, dois auxiliares de limpeza, tres porteiros que se revessam em turnos.
A sala de aula na qual realizamos o estágio possui
02 grandes janelas, 01 porta de acesso, quatro lâmpadas fluorescentes, dois
armários, uma estante com livros infantis, quadro branco, uma mesa do
professor, 30 cadeiras e dois ventiladores de teto.
A decoração das paredes é feita com desenhos,
letras, números, cartazes. Essa decoração é feita pela professora em conjunto
com as crianças no turno matutino e vespertino.
1.3 A TURMA
A turma de Educação de Jovens e Adultos, possui
dezoito alunos matriculados, mas apenas quinze frequentam regularmente a escola
em alguns dias não comparecem todos os educandos.
A faixa etaria é de 18 a 60 anos de idade. A
maioria dos alunos reside na area perto da escola ou adjacencias e vem a pé. A
regente da sala entrou no mesmo período, pois a antiga professora teve que se
ausentar devido a problemas de saúde, para os alunos não ficarem sem aula a
coordenadora que aplicava as aulas até a chegada da nova professora.
2.0 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA (ESTAGIO A RELAÇÃO TEORIA/PRATICA)
A busca por referências que gerem a compreensão da
dinâmica do educador na escola publica..., dedica-se na ação do estágio de
regência, na educação de jovens e Adultos por acreditar que o educador é o
elemento fundam, em tal para proporcionar o que propõe a - Lei de Diretrizes e
Bases da Educação Nacional - LDB nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996 que
estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Art. 1º: “A educação
abrange processos formativos que se desenvolvam na vida familiar, na
convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos
movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações
culturais” (MEC, 1996, p. 39).
Segundo Gadotti, os jovens e adultos
trabalhadores lutam para superar suas condições precárias de vida(moradia,
saúde, alimentação, transporte, emprego etc.) que estão na raiz do problema do
analfabetismo. (GADOTTI, 2008, p.31) Muitos alunos vê a educação como forma de
mudar de vida, pois na infancia não puderam estudar por motivos: pessima
condições de vida, interesse da família em matricular na escola e falta de
intusiasmo para aprender entre outros.
O professor desempenha um papel de extrema
importancia na vida escolar do educando, é nessa relação de diálogo e mediação,
realizada por ele, que se permite o aluno o desenvolvimento pleno, o externar
de suas proprias vivencias e criatividade. Cabe, pois ao professor mediar esses
conhecimentos comuns e organiza-los de forma cientifica, mas sempre buscando
meios e metodos que desperte o interesse e o prazer desses educandos na
reconstrução e elaboração de novas condutas para a sua vida cotidiana.
Envolver os alunos em atividades de pesquisa, em
projetos de conhecimento; envolver os alunos em suas aprendizagens e em seu
trabalho; exercitar o desejo de aprender, explicitar a relação com o saber,
utilizar novas tecnologias; explorar as potencialidades didáticas dos programas
em relação aos objetivos do ensino; utilizar as ferramentas multimídia no
ensino competências fundamentadas em uma cultura tecnológica; enfrentar os
deveres e os dilemas éticos da profissão; prevenir a violência na escola e fora
dela; lutar contra os preconceitos e as discriminações sexuais, étnicas e
sociais; participar da criação de regras de vida comum referentes à disciplina
na escola, às sanções e à apreciação da conduta; administrar a própria formação
continua. Saber explicitar as próprias práticas; negociar um projeto de
formação comum com os colegas (equipe, escola, rede);
Enfim, estar preparada, informada, facilita o
desenrolar das aulas, as transmissões com propriedade dos assuntos ficam claras
e sem contar com a cooperação e envolvimento com a comunidade escolar e pais,
porque não existe uma cartilha, mas sim um planejamento e as flexibilidades que
nele compõe numa aula elaborada pensada, causam curiosidade e interesse nos
alunos sendo este o melhor papel do professor. Segundo, Paulo Freire, devemos
despertar no educando a consciência de que ele não está pronto, aguçando nele o
desejo de se complementar, capacitá-lo ao exercício de uma consciência crítica
de si mesmo, do outro e do mundo.
Tornar
possível essa realidade, mediante orientação e vivencias do dia-a-adia em sala
de aula, ser menos professora e mais educadora, e sim um profissional que só os
conteúdos não são o bastante, mais sim o de transmitir, ideias e informações
que contribuam para um ser social critico.
Bem, é necessario deixar claro que ao longo desta
caminhada, existem erros e acertos, mas é nisso que o professor deve sempre ter
a sensibilidade de perceber, deve sempre reavaliar as suas condutas de forma a
minimizar distorções e contribuir, de fato, em seu papel de educador para um
avançar no desenvolvimento e formaçao plena dos educandos. Abrindo , desta
forma, possibilidades para que sejam capazes de uma direção melhor de suas
vivencias cotidianas, fazendo o TODO, aconteçer.
3.0 APRESENTAÇÃO
DOS TRABALHOS DESENVOLVIDOS (OBSERVAÇÃO E APLICAÇÃO DO PROJETO)
A intervenção foi feita no período noturno, durante
uma semana, dias 09 a 16 de abril de 2012. Conforme combinado a
coordenadora nos passou os conteúdos com os quais estava trabalhando; Português
e Matemática. Pois ela estava ocupando o lugar da professora que devido a
problemas de saúde não pode ficar em sala de aula, enquanto a Secult enviava a
professora regente (a estagiária). Durante esse período, houve também a
interação com professora de música.
As 18h30min os alunos começam a chegam na escola,
são recebidos com respeito pelo porteiro e logo após pela merendeira que
pergunta se querem lanchar, depois dirigi - se a sala de aula, onde
encontram a professora regente.
Ao chegar à sala de aula, os jovens e adultos já
estavam nos esperando. Pois, a coordenadora havia lhes avisado com
antecedência, da nossa presença e permanência nas aulas durante aquela semana.
Confesso que a primeira vez frente à turma- ficamos um pouco sem saber por onde
começar (nervoso). Mas, logo superamos pela vontade de ajudar aquela
turma e passar alguns conhecimentos às alunos, que a essa altura, prestavam
atenção em todos os nossos movimentos. Ou seja, a nossa postura,
(comportamento), estava sendo cuidadosamente analisado pelos alunos.
A prática em sala de aula nos leva a refletir como
será nosso dia-a-dia sendo professor. Enquanto estamos estudando apenas as
teorias, não temos ideia do que é estar frente a uma classe com 15 ou 18
alunos. Onde cada uma desses educandos tem sua peculiaridade. Ou, cada
indivíduo aprende de um jeito, e o professor deve estar preparado e atento,
sempre refletindo sobre sua prática educativa.
4.1 RELAÇÃO PROFESSOR X ALUNO
O relacionamento da professora e de dedicação e
prazer no que faz se mandem sempre tranquila, atenciosa com todos os alunos,
durante as aulas mantém o mesmo tom de voz e quando é preciso, no surgimento de
algo inconveniente, ela chama dos alunos. Durante a aplicação da aula, ela faz
com que todos participem mesmos aqueles que têm o ritmo de aprendizagem
diferente.
A relaçao entre os alunos e de respeito e de uma
convivencia pacifica em sala de aula, salvo uns ou outros momentos em que
existem “discursões” por algo, como em querer falar, mas o que é natural do ser
humano .A professora consegue manter uma boa relaçao ao lidar com estas
situaçoes quando elas ocorrem, trazendo os educandos a uma reflexão nas suas
atitudes tomadas.
4.2 RELAÇÃO ALUNO X ALUNO
Os alunos são comunicativos, alegres, participativos
uns com os outros.
Durante o desenvolvimento dos trabalhos alguns são
tranquilos e outros são mais agitados, e alguns disperso quanto à
proposta da tarefa. No mais a afinidade entre todos é muito saudável e
prazerosa.
4.3 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
A professora desenvolve um procedimento em que os
conteúdos trabalhados sejam de forma interdisciplinar, contextualizando com a
realidade sócio-cultural da turma apreciando também a cultura local, são
realizadas atividades em que essa aprendizagem seja significativa para os
alunos.
O livro didatico é usado por alguns alunos, o
uso do caderno e frequente e atividade xerografada. A professora Catia trabalha
numa abordagem progressista, sempre trazendo os temas abordados relacionando-os
ao cotidiano do aluno, as sua vivências.As atividades são diferenciadas, pois
existe três grupos diferenciados de alunos.
5.0 APLICAÇÃO DO PROJETO
A aplicação do projeto Leitura e Escrita começou no
dia 18 de abril, com previsão para acabar no dia 18 de maio de 2012. A
professora regente deu continuação a sua rotina, dividimos a turma em três
grupos para ajudá-la, então pudemos trabalhar com seis alunos que têm
dificuldades parecidas.
O projeto recebeu o nome de “PROJETO LEITURA E
ESCRITA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS”, que tem como objetivo explicar a
importância da leitura para fortalecimento da cidadania.
As aulas foram de acordo com a realidade de cada um
as parlendas e trava-lingua lidos em sala de aula, os alunos a maioria já
conhecia, com isso trabalhamos com silabas, letras e escrita.
Sempre antes de começar as aulas perguntamos como
foi o dia deles, para saber como estavam. Muitos informaram que trabalharam e o
descanso foi pouco, pois tinham que botar alimento na mesa. O conteúdo e passado
de acordo com plano de aula.
Trabalhamos também com palavras chaves. Os alunos
participaram de forma prazerosa. Depois, trabalhamos com leitura e memorização
com parlendas. A leitura é sempre coletiva, pois eles não são alfabetizados. O
maior desafio é os fazer conhecerem as letras e sílabas. Em termo de frequência, a turma é assídua, mostraram que estão
dispostos a aprender e a sala está sempre cheia.
Sentimos uma grande melhora na turma, pois nós
sabemos das dificuldades de cada um. Recebemos todas as quintas a visita da
funcionaria da Secult, fomos ao circo Tihany, os alunos só falavam nesse
passeio que foi maravilhoso.
Para comemoração dos dias das mães, treinamos a
música “Fico assim sem você”, todos os dias antes de começar a aula, foram realizados
junto com os alunos dois cartazes em homenagem ao dia das mães. No dia da festa
eles deram um show. Em anexo no DIÁRIO DE BORDO -SEJA
APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS
O Estágio na Educação de Jovens e Adultos foi
prazeroso. Amei o resultado. No geral a turma é excelente, atenciosos,
interessados e carinhosos meu desejo era de continuar com eles. Acredito que eu
os conquistei assim como eles a mim.
Em nossa rotina sempre valorizava a escola, o meu
estágio o porquê que eu estava lá, o saber, que o conhecimento pode mudar a
nossa vida e a escola contribui para isso e eles ficavam muito atentos, e eu
simplesmente adorava conversar com eles responder suas dúvidas e inquietação
foi muito gratificante, cada momento com eles.
Todas as
etapas do estagio foi muito significante para mim, não sei escolher que foi
melhor foi uma experiência incrível.
CONSIDERAÇÕES
O estagio é um momento em que possamos verificar e
obter a veracidade dos aspectos teóricos e práticos. Para mim foi um período de
concretização, de elos, de reflexão, para entender a dinâmica de uma sala de
aula, ponderar, ouvir, controlar as nossas emoções, porque em alguns momentos
temos que ter esse controle, por não ser fácil, controlar uma sala com 18
alunos.
Reafirmo, foi uma experiência maravilhosa. Quanto
ao meu aprendizado está sendo enorme, mesmo saindo algumas vezes, muito
cansada, com tensão muscular forte, esgotada, devido à correria do trabalho e
escola. Tenho clara certeza que meus objetivos pessoais foram alcançados,
me doei, me entreguei sem medo, estava muito feliz, sinto hoje orgulho de mim
por isso, pois na balança houve mais acertos que erros e, sobretudo as
dificuldades não foram obstáculos para a realização do estágio.
REFERÊNCIAS
BRASIL, Ministério da Educação e Desporto
Secretaria da Educação Fundamental – Referencial curricular nacional para
educação infantil, Brasília, MEC/SEF, 1998, Vol I
GADOTTI,
Moacir. Educação de jovens e adultos: teórica e proposta-10.ed. São
Paulo: Cortez.2008.
Lei de
Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de
1996. Disponivel em: portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/ldb.pdf Acesso em
12.04.2012
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